sexta-feira, janeiro 13, 2006

Origem da Sexta-feira 13

"A superstição que ronda o número 13 tem origem pagã. Remonta a duas lendas da mitologia nórdica. De acordo com a primeira delas, houve no Valhalla, a morada dos deuses nórdicos, um banquete para o qual 12 divindades foram convidadas. Loki, deus do fogo, ficou enciumado por não ter sido chamado e armou uma cilada: ludibriou um deus cego para que este ferisse acidentalmente o deus solar Baldur, que era o favorito de seu pai, Odin, o deus dos deuses. Daí surgiu a idéia de que reunir 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
A associação com a sexta-feira vem da Escandinávia e refere-se a Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entes, para rogar pragas sobre os humanos. Isso serviu para incitar a raiva e a animosidade das pessoas contra Frigga, embora nem sequer existissem figuras malignas como o Diabo nessas culturas. Como a sexta-feira era um dia consagrado à deusa e, portanto, ao feminino, o advento do patriarcado fez com que esse dia fosse o escolhido para ser um dia amaldiçoado, como tudo o que dizia respeito às mulheres - a menstruação, as formas arredondadas, a magia, o humor cíclico, o pensamento não-linear etc. (é, nós somos mesmo um terror.... pffff, já sabemos qual a origem destas histórias... um gajo qualquer que não conseguiu conquistar a sua amada!)
A Última Ceia, portanto, é uma posterior releitura dos mitos originais, onde havia 13 à mesa, às vésperas da crucificação de Jesus, que ocorreu em uma sexta-feira. O 13º convidado teria sido o traidor causador da morte de Jesus, exatamente como Loki foi o causador da morte do filho de deus.
Na história - Diz-se que a maldição do dia foi fruto de uma briga entre o rei francês Filipe, o belo, e a Ordem dos Templários, no século XIV. Na época, a França estava próxima da falência econômica e Filipe resolveu cobrar impostos da Igreja. Excomungado pelo papa Bonifácio VIII, que se indignou diante da decisão da cobrança, o rei tentou aproximar-se da Ordem dos Templários, pretendendo uma reconciliação com a Igreja. Filipe, o belo, não foi aceite na Ordem e, como vingança, ordenou a prisão e tortura de cinco mil cavaleiros. O dia era uma sexta-feira, 13 de outubro de 1307"

Gosto de saber a origem destas datas especiais que levantam o véu àqueles medos do inexplicável, do místico, do mágico...

Quanto à minha sexta feira 13.... os bolos saíram óptimos, o despertar foi delicioso com topping de "cerejinha" e logo à noite espera-se uma Lua Cheia de SORTE!
(sim, porque a sorte não existe, CONSTROI-SE!!!)

Por enquanto, deixo-vos com a frase típica destes dias...
Eu não acredito em bruxas, mas que as há, há (uma vez, até vi uma! num filme da televisão)! ;)

1 Cachimbos Arrebitados:

Blogger Bárbara said...

Realmente todos os dias se aprendem coisas novas!!!
Obrigada por esta lição, bem me tinha andado a questionar sobre este assunto!

Brava, bambina Pipas!

Eu também já vi uma bruxa, mas foi num filme do cinema!!!!

Beijos muitos

5:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home