quarta-feira, agosto 16, 2006

Naperons, camilhas e toalhinhas pro tabuleiro de café!

Perto de minha casa, existe uma lojinha (de paredes amareladas pelos anos e vidros "fumados" do pó) especializada em toalhas de mesa, naperons, toalhas de banho, camilhas entre outros apretechos do género, para a casa.
Confesso que nos os meus passeios pela zona, sempre ignorei a lojinha. Também, nunca tinha visto ninguém a entrar lá ou sequer a mirar a montra. Até que, no outro dia vi 3 senhoras com mais de 60 Primaveras (cada uma) a comentarem aquela montra:
- Ai esta toalha de mesa, que bonita que é. Já viste?
- Muito bonita, sim senhor. Mas prefiro esta aqui: tem um rendilhado mais bonito.
- E vocês, já viram este naperon? Ficava tão bem lá no sófá... Esta casa tem coisas muito lindinhas. Sim senhor!
E lá estiveram as 3 senhoras, todas deliciadas, a comentar a montra dos naperons e rendilhados, durante uns bons minutos.

Não me lembro de comprar uma toalha de mesa que não fosse lisa e de côr bem escura (para não se notarem as manchas de vinho tinto). Os meus cestos do pão, têm no máximo um guardanapo colorido a forrá-los e os naperons... fazem parte das minhas memórias de infância quando ia brincar para a casa das minhas amigas.
Agora, eu pergunto:
Será que ainda há alguém da minha geração que discuta naperons e toalhas de mesa com as amigas?! Ou será este tema de conversa, é um assunto em vias de extinção?! ;)

10 Cachimbos Arrebitados:

Blogger Ana said...

Toalhas de mesa...se andarem a montar casa, quem sabe! Mas, deve passar bem ao lado das rendas e afins! Rendas e naperons. A minha avó tinha toneladas. Fazia para oferecer e para deixar às netas...já por mais que uma vez lhe tentei desfazer a ilusão, mas, não há hipótese! No fundo, ela sabe que não as quero, mas, vai fazendo, para se manter ocupada!

6:32 da tarde  
Blogger Bapla said...

parece-me em vias de extinção....mas não tarda nada renasce como um culto, como o que aconteceu com tantas outras coisas.
eu achava giro :)

2:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ola ja xeguei

11:11 da tarde  
Blogger izzolda said...

Tenho um conjunto enorme de todas essas coisas, devido ao facto de ter uma avó e uma tia enxovalomaníacas! Tanto tenho coisas que sei que nunca vou usar, como tenho coisas bordadas de fazer cair o queixo...mas não falo de naperons com amigas, por enquanto não :)

3:51 da tarde  
Blogger subculture said...

joana vasconcelos;pesquisa,e vê o que ainda se pode fazer com crochet e napperons
apenas um exemplo: http://dn.sapo.pt/2006/07/26/artes/arte_volta_a_central_tejo_a_ilha_amo.html

11:55 da tarde  
Blogger Etelvina said...

Nocas: é a forma que as avós têm de nos demonstrar um bocadinho mais do amor que têm por nós ;)

bapla: será essa tua frase, uma afirmação visionária ;)

ana: naperons nos sofás é mto mau, não é??? hehehehe

anonima: ;)

izzolda: daqui a 40 anos, voltamos a discutir este assunto, a ver se é só da idade o problema da falta de debate sobre esta matéria :P

subculture: vou lá dar uma olhadela :)

3:23 da tarde  
Blogger Susana said...

Olá, minha querida!!

Pois é..resolvi também render-me ao mundo dos blogs...

Em relação às rendinhas, não me parece que vá resistir ao tempo...
Já ninguém quer aprender...
Antigamente todas as mulheres faziam "crochet" para o futuro enxoval. Hoje em dia, ninguém quer perder tempo a fazer o enxoval! Os poucos que ainda se casam vão comprar o dito enxoval todo de uma vez ao Ikea! :D

11:32 da tarde  
Blogger Etelvina said...

SUUUUUUUUUUUUUU :D:D:D:D:D:D:D
maravilha!!!
:D:D:D:D

pois olha que o meu "enxoval" realmente é quase todo do ikea ;)´

BEJOS

3:36 da tarde  
Blogger Patsy Dear said...

pois que eu acho que a malta que vive fora das grandes cidades ainda gostam dessas coisas! mesmo a malta mais jovem! é incrivel, mas é a verdade, ah pois é.

11:00 da tarde  
Blogger Etelvina said...

Patsy dear: és bem capaz de ter razão. Afinal ainda há quem prepetue os rendilhados e os naperons. heheheh
PS- sou fã do teu blog. Lamento mãs não podia deixar de o dizer.

5:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home