sexta-feira, março 10, 2006

Ossos do ofício

Desde o momento em que a vida me levou a ser cozinheira de profissão (também), nunca mais deixei de ter as mãos em ferida.
Ou são queimaduras que aparecem a cada vez que trabalho com o forno, ou dedos cortados, ou aínda (e esta é das mais dolorosas) dedos que se confundem com cenouras e acabam, também, por serem ralados.
Já não me lembro do aspecto das minhas mãos antes desta fase... Já não me lembro da época em que elas aínda eram imaculadas... mãos de "panista", como dizia a minha mãe.
Mas a realidade é que quando olho para elas, não me importo de as ver assim. Sei de onde veio cada uma das feridas que ostento e qual o prato que preparei aquando de cada "acidente". São ossos do ofício, marcas da profissão que me faz sentir realizada e que exibo com orgulho.
Mas hoje...
Superei todas a minhas expectativas! Uma lata de leite condensado por abrir, foi cair mesmo em cima do peito do meu pé esquerdo (como no filme, hehehe)! E nem dá para acreditar no tamanho do inchaço que ficou. Agora, além das mãos marcadas, também coxeio....

Quando enverdei por este caminho, nunca pensei que fosse uma profissão de risco, além de muito penosa no Verão! Os cortes e as queimaduras fazem parte do meu corpo, assim como os cabelos, as unhas, os pêlos e tudo o resto.

Mas mesmo assim, apesar do calor da cozinha e das dores que já nem nem noto, não há nada que supere a casa perfumada com cheiros que fazem salivar e o silêncio, durante as refeições, de quem se deleita com o que estas mãos massacradas pelo fogo e pela faca confeccionaram... isso é musica para os ouvidos de qualquer cozinheiro ;)

É no meio disto tudo que encontro também a minha paz. É aqui que aguço o meu pecado da gula. É aqui que posso criar, conhecer sensações novas e civilizações diferentes. Não há discriminação de raças, religiões ou culturas.
No meio da minha quente e pequenina cozinha, sou livre de misturar culturas completamente opostas, que se conjugam numa harmonia de fazer inveja a todos aqueles que lutam pela supremacia da sua. É neste cantinho pequeno, cheio de cor, sabores e aromas vindos de todo o lado que encontro um modo de conquistar, cativar e unir quem se cruza comigo.
É assim que tento marcar um pouco a diferença. Mostrando que aquilo que à partida seria rejeitado sem sequer ser experimentado, pode mesmo ser apetecível e desejado.
É à volta da mesa com comida que as familias se unem, que as conversas sérias e não sérias são discutidas, as amizades são incrementadas e muitos amores apimentados...

É só comida, eu sei. Muita gente nem sequer gosta de comer. Mas que a vida sem ela é impossivel, isso... não há discussão possível ;)













amor, amor, amor

14 Cachimbos Arrebitados:

Blogger Mónica Lice said...

Não sou cozinheira de profissão, mas adoro cozinhar!:)

Dá-me paz!
E também fico frequentemente com as mãos todas marcadas!

Beijinhos e bom fim-de-semana.

12:22 da tarde  
Blogger Ana said...

Cozinhar é uma arte! Bem diferente de preparar uma qualquer refeição!
Admiro quem o faz e adoro poder fazer parte do momento de homenagem a()o cozinheira(o)...
Posso não comer muito, mas, é uma das coisas que me dá prazer, bem como partilhar uma mesa com os amigos, a família, as conversas, as gargalhadas e como esse silêncio que falas!

Bom fim de semana e as melhoras para esse pé!

4:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bom blog!

12:53 da manhã  
Blogger Slipper said...

Oh minha senhora....
Mas nada te pode parar
pois és uma fada a cozinhar!
Esta menina na cozinha faz maravilhas e faz-me começar a gostar de alimentos que já mais pensaria provar!
As melhoras para o pé e se quiseres uma coxa para te acompanhar é só chamar!!! ;)

Beijusssssssssss

12:42 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Que profissão linda. :) Dar prazer a quem come aquilo que fazes, compensa (e muito) os teus cortes e inchaços, não? Parabéns. :) E que tal um blog com as tuas receitas, para também as podermos experimentar? Beijos de bom Domingo.

6:40 da tarde  
Blogger Slipper said...

"Folha de chá", já existe um blog com as receitas da Pipas é o www.divinasiguarias.blogspot.com!!! Lá encontras receitas muitoooooo boaasssssss!!!!

Bom proveito!

9:31 da tarde  
Blogger Folha de Chá said...

Slipper
Obrigada pela dica. Ainda não tinha reparado, imagina. :) Mas já lá fui e vou voltar, de certeza. :)

10:58 da tarde  
Blogger joaninha said...

Eu adoro comer... E cozinhar também. Principalmente doces. Ihihih!

8:58 da manhã  
Blogger Gelly said...

Pois, a lata de leite condensado no teu pezinho de princesa foi a má notícia de sexta (sp que me lembro do inchaço... :S :S).
Mas nem tudo foi mau, dependendo da perspectiva!! :P
Sim porque tu não disseste, mas uma das encomendas saiu mal... de aspecto (que é como quem diz não ficou perfeito como sempre tem de estar com esta mui profissional chef!).
Escusado será dizer que o bolo estava delicioso, mas eu digo na mesma só pra fazer "inbeija"!!!! ihiihihih
Mmmmmmmhhhhhhhhhhhhhhh..... que bom!!! :) :) :)
Ó Pipinhas, engana-te mais vezes sim?! ihiihihih
Beijoooooosss

11:45 da manhã  
Blogger MicasMariana said...

Sabes que também adoro cozinhar? Ñ me importo de ficar horas na cozinha para preparar grandes jantaradas p'rós amigos :) é sempre uma festa! Ñ costumo ter muitos acidentes, mas ñ se compara com o tempo que passas tu na cozinha. Mas entendo perfeitamente o que queres dizer, a minha mae também gabava muito as minhas maos, que agora começam a evoluir para umas maos de trabalho, de terra, de plantinhas, mas quando olho para elas ñ me arrependo, sinto orgulho em cada cicatriz, em cada bolha:P. Esperemos que daqui a uns anos continuemos a falar assim :D cheias de lirismo, hehehe!

12:34 da tarde  
Blogger izzolda said...

Pois...coisas da profissão que escolhemos. A minha implica algumas dores nas costas, algumas tendinites, uns jeitos estranhos....só de estar ao computador, claro ;) Gosto muito do que faço, mas dispensava bem os efeitos secundários nefastos! Resta-me ter cuidado para os minorar.

De cozinhar, também gosto imenso! Faço-o todos os dias e raramente me magoo, mas para quem faz disso profissão acho que é inevitável sofrer as consequências na pele!

"É só comida": e essa é precisamente a magia. Como a comida pode envolver tanta dedicação e provocar tão boas sensações :) Ainda bem que há se dedique de corpo e alma a essa arte. As melhoras para o pé e...

...onde é que podemos ir provar esses cozinhados?? ;)

12:56 da tarde  
Blogger Rosa said...

Devias fazer um seguro! :)

5:31 da tarde  
Blogger Etelvina said...

a lice e nocas:
;)

encoberto:
muito obrigada! :D aumentaste um pouco mais o meu umbigo ;) hehehe
VOLTA sempre!

slipper:
sem dúvida que és a minha "cliente" mais dificil! hehehe mas ainda hei de te por a gostar de pimentos! ;)

folha de cha:
divinas iguarias, aí ao lado ;)

Joaninha:
tb sofro do mesmo mal! heheheh

Gelly:
SIM, prometo! quer dizer... prometo fazer mais vezes bolos para voces! Aliás... esta semana vais conhecer a crostata ;)

Ana:
Jantaritos... há todas as semanas na doce rebaldaria ;)hehehhe
mas é um caso a pensar...

Micas:
Sabes... acho que é do lirismo que vem grande parte das nossas forças! espero nunca o vir a perder! ;)

Izzolda:
Amanhã tens a resposta para a tua pergunta! ou achas que esta ausencia forçada é porquê...;=)

Rosa:
Olha ´que é bem pensado! já que ha seguros de mão para pianistas... pq não para cozinheiros tb! hehehehe

5:49 da tarde  
Blogger MicasMariana said...

;) Eu também desconfio que dificilmente alguém nos tira o lirismo, a looooucura, a aventura, a descoberta!!!

9:51 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home